A próxima BMW R1200GS pode vir a ter ajuste de válvulas variável e não só! [eventosmotociclisticos.com.br]

Alegadamente, de acordo com as cada vez mais frequentes notícias (ou boatos), a BMW Motorrad, que nem as confirma ou desmente, está a desenvolver um novo motor boxer, destinado a dar mais potência às suas grandes e bem sucedidas motos turísticas e aventureiras da gama “R”: a RT e a GS (e a GSA supostamente também).

O aumento de potência deverá ser conseguido à custa do aumento da cilindrada, que irá subir dos actuais 1170cc, para uns muito mais expressivos 1250cc, e com a instalação de um sistemas de afinação de válvulas variável, que permitirá tornar ainda mais elástica a carismática motorização de dois cilindros opostos e veio de transmissão acoplado, que remonta às origens da marca bávara, ainda mais potente em ambos os extremos do regime de rotação.

O motor instalado na versão actual debita 125cv, mas tendo em conta que a concorrência directa das “GS e GSA” revela números bastante mais expressivos, a KTM 1290 a debitar pouco menos de 160cv, mais ou menos o mesmo que reclama a Ducati Multistrada, sobre a qual também existem rumores de que está a aumentar a potência do seu “Testastretta DVT” para 1260cc, tudo em busca de números de potência capazes de fascinar qualquer aficionado de “superbikes”, é de esperar, portanto, que a próxima geração de motores boxer da marca alemã deverá ter muito mais potência.

Isto se a BMW Motorrad quiser, além de manter os actuais e devotos clientes indefectíveis, conquistar a grande quantidade de motociclistas que, por força da idade, da responsabilidade e até mesmo do simples prazer de condução que as “Big Trails” proporcionam, cada vez mais se revêem com fatos de aventura, em vez dos “velhos” fatos de cabedal.

No entanto, ninguém pode garantir quando é que a BMW Motorrad vai oficialmente apresentar a nova motorização.

Ficamos a aguardar mais desenvolvimentos sobre este tema. Fique por perto! Entretanto veja abaixo um vídeo sobre o funcionamento do motor Boxer actualmente em produção!

Abaixo ficam dois vídeos institucionais sobre a história dos motores boxer!

——

Está notícia é originalmente do site eventosmotociclisticos.com.br

Link Original: http://eventosmotociclisticos.com.br/noticias/proxima-bmw-r1200gs-pode-vir-ter-ajuste-de-valvulas-variavel-e-nao-so/